7 lugares que todo amante de livros precisa conhecer em São Paulo

Viajar é sempre uma nova aventura, não importa o lugar ou a companhia. Pode ser para o outro lado do mundo ou para a cidade do lado; sempre existe coisas interessantes para serem exploradas.

Recentemente saí de férias e voltei para um lugar que eu amo viajar: São Paulo. Apesar de já ter ido uma quantidade considerável de vezes, eu sempre estava acompanhada da minha melhor amiga e dessa vez eu fui sozinha. O que significa não ter uma pessoa para compartilhar os momentos bons (e também as vergonhas), mas também torna meu roteiro de viagem exclusivo aos meus gostos e preferências. Acabei fazendo um monte de atividades inéditas e visitando lugares totalmente inesperados.

Pessoa introvertida e de alma idosa, eu optei por atividades mais sossegadas, nas quais eu poderia simplesmente relaxar e desestressar de uma rotina puxada de trabalho. Muito da minha programação envolvia simplesmente sentar em lugares inspiradores e ler (e claro, garimpar novos títulos). Sim, só isso. Nada de festas, bares lotados, bebida todos os dias… meu espírito precisava de um bom lugar para descansar e aproveitar minha leitura. São Paulo foi o cenário perfeito para isso, pois lá as pessoas possuem um costume que não é tão enraizado aqui em Porto Alegre: o de aproveitar espaços urbanos para atividades individuais, como trabalhar, estudar e, obviamente, ler.

Levando em conta que eu estava sozinha em uma cidade enorme e perigosa, muitas das dicas de locações que achei online não puderam ser aproveitadas. Tive dificuldade de achar opções que fizessem eu me sentir segura e, consequentemente, relaxar e aproveitar o momento. Por isso venho aqui compartilhar os lugares favoritos que achei pela cidade para ler e comprar obras inusitadas; mal posso esperar por uma próxima vez para aumentar essa lista!

Shopping Cidade São Paulo

Como deslocamento  é algo que costuma demorar em São Paulo, eu mantinha na bolsa meu e-reader para poder ir lendo no metrô/ônibus, e foi assim que eu acabei aproveitando diversas paisagens inusitadas para relaxar e ler. Foi saindo do Shopping Cidade de São Paulo, na Avenida Paulista, que eu notei uma área na lateral com diversos bancos de ferro, além de uma vegetação incrível! E o pessoal estava super curtindo aquele respiro no meio da loucura urbana para simplesmente descansar um pouco.

shopping cidade sao paulo

Sebo do Messias

Por incrível que pareça, essa locação não estava originalmente no meu roteiro, pois olhando pelo Google Maps (meu maior companheiro nessa viagem), ele parecia distante demais dos lugares que eu panejava visitar. Aí lá estava eu na Liberdade, passeando sem rumo enquanto aproveitava a paisagem, quando parei em uma Saraiva para checar minha localização no mapa e eis que eu me encontrava a uma quadra do sebo! Achei a coincidência boa demais para ser verdade e tive que entrar. O acervo conta com diversas obras muito atuais e uma variedade de gêneros exorbitante. É tão tranquilo que dá para simplesmente pegar um livro da prateleira e sentar no chão para ler. Indispensável para quem ama literatura!

sebo messias

Rua Galvão Bueno

A rua mais famosa do bairro Liberdade possui uns bancos de madeiras sensacionais para dar uma pausa no passeio e ler umas páginas do seu livro. Localizada em cima de uma ponte, a área é consideravelmente segura (levando em conta que é literalmente no meio da rua), pois diversas outras pessoas aproveitam o espaço descansar. Foi até difícil encontrar um banco vazio, e olha que eu fui em um segunda-feira! Além de ser um ótimo lugar para ler, tem uma vista bem bacana do trânsito de São Paulo.

liberdade galvao bueno

Livraria Cultura da Paulista

Local clássico para os amantes de livros, a livraria Cultura da Avenida Paulista é provavelmente a mais conceitual da rede. Com dois andares e espaço para eventos, ela é a que possui o famoso esqueleto de dinossauro feito de madeira pendurado no teto. Além de uma seleção incrível de obras, eles tem um espaço bem no meio da loja com puffs para que os clientes possam sentar e aproveitar sua leitura. Muito confortável e inspirador estar cercada daquele cheiro incomparável de livro novo.

20121103_143317

Biblioteca Mario de Andrade

Já não bastasse ser maior biblioteca pública de São Paulo, com 3 milhões de obras no seu acervo, a biblioteca Mario de Andrade possui tantas áreas de leitura que chega a ser difícil escolher um só para montar acampamento. O visitante pode escolher entre ambientes fechados e ao ar livre, mesas individuais ou comunitárias, ter acesso aos livros ou só ficar no seu cantinho curtindo o material que trouxe de casa. Recomendo muito dar uma olhada no acervo: além da variedade, é muito atual (dá para encontrar obras lançadas no ano passado)! O ideal é sair explorando, porque a cada virada tem lugares novos para descobrir.

biblioteca

Starbucks da Haddock Lobo

O maior clichê dessa lista, provavelmente, mas não menos digno de ser mencionado. Essa vibe boa dos paulistas de curtirem o tempo livre sozinhos em lugares públicos combina muito com quem ama ler. E nada melhor do que aproveitar um bom café enquanto fazemos isso, não é mesmo? Praticamente todos os Starbucks possuem uma área com sofás e poltronas aconchegantes, mas o da rua Haddock Lobo (perpendicular à Paulista) conta com três andares e um terraço ao ar livre, de onde é possível ver o movimento na rua. E o mais legal é que o pessoal compartilha mesas e sofás, muito de boa e sem invasão do espaço do outro!

starbucks haddock

MASP

Aproveitando que o Museu de Artes de São Paulo é destino certo para a maioria dos turistas em São Paulo, deixo aqui minha dica de levar seu livrinho e aproveitar os bancos do andar superior para relaxar antes de enfrentar a Paulista novamente. Com uma incrível vista para a avenida, é fácil se perder no tempo em uma atmosfera tão rica de cultura.

masp

Extra: quem ama comprar livros usados ou até mesmo de autores auto publicados, a Paulista no domingo (ou feriados) é o lugar ideal! Eles fecham a avenida de ponta a ponta e o lugar funciona como área de lazer durante o dia todo. Muitas pessoas aproveitam para montar banquinhas de livros e zines, e dá para garimpar muito material interessante e único.

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s