Red Sparrow e a conquista da independência feminina

Quando fui assistir Call me by your name, passou o trailler de Red Sparrow e me chamou bastante a atenção. É provável que tenha sido pela performance de Jennifer Lawrence, a nossa menina que caía nas escadas do Globo de Ouro e agora ta lá, toda mulherão fazendo filmes de ação tal qual Angelina Jolie.

Assisti ao tal Operação Red Sparrow (em pt-br) e ele me deixou com mixed feelings. É definitivamente pesado. Em alguns momentos, me lembrou Millenium e a personagem de Lisbeth Salander. Aquela sensação de que, quando você é mulher, sempre que precisar de um homem pra qualquer coisa, ele vai tentar tirar proveito de você (ou do seu corpo, no caso). Principalmente se for em situação vulnerável, tendo qualquer micropoder sobre você. Aliás, tem uma cena bem interessante (e forte)  que fala sobre essa relação de estupro X poder.

Apesar de o filme tratar disso, as cenas de assédio precisavam ser tão pesadas? Eu me senti bem incomodada em algumas partes. Penso que ok, na vida real acontece e muitas vezes ainda pior, talvez seja bom retratar porque os homens nem tem noção da dor e sofrimento. Mas será que eles pegam essa mensagem ou só curtem a exposição do corpo dela na cena? Mesmo desconfortável aguardei, pensando que porra, tem que ter uma mensagem de que isso não é legal!!!

Pois bem, vamos a um ponto positivo: tem Jennifer Lawrence impecável, tem transformação, tem close. Ao final das 2h20min de filme (longo demais) dá pra se acostumar com a ideia de JLaw em filmes de ação.

Ao final, tive um impacto mais positivo do filme. Acho que, em resumo, é sobre uma mulher se libertando do poder que diversos homens tiveram sobre ela ao longo da vida – ou pelo menos é a mensagem que eu espero que fique.

Uma única observação é que gostaria de saber de algum russo de verdade o que achou do sotaque dela…

Off topic/polêmica: alguém acompanhou a polêmica do lançamento desse filme? A internet caiu em cima quando viu a foto abaixo, em que ela aparece com um vestido sem mangas e decotado enquanto todos os homens estão de casacos e calças. Ela retrucou dizendo que se sentiu ofendida com os comentários, que ela que escolheu esse vestido Versace maravilhoso e que não tem nada de feminismo julgar uma mulher pelo que ela está vestindo.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s