Dicas para ter hábitos saudáveis de leitura em 2018 – e uma TBR especial

A chegada de um novo ano é, para muitas pessoas, um período de estabelecimento de metas para os doze meses que vem aí.

Um objetivo bastante popular é o aumento do volume de leitura. Fazer isso, porém, não é a coisa mais fácil do mundo, principalmente quando lançamos números astronômicos de livros. Não é porque alguém que você conhece ou segue lê 50, 100 livros em um ano que você deve fazer o mesmo. Para nós, atingir o número de 10 livros lidos em um ano já é uma verdadeira vitória – e deveria ser mesmo!

Portanto, venho aqui hoje para dividir com vocês como planejei minhas leituras para esse ano, com metas realistas, e algumas dicas para ler mais.

Para começo de conversa, metas não são uma situação de vida ou morte, pelas quais devemos perder a cabeça. Eu aprendi/estou aprendendo que as metas devem ser encaradas como um norte, como algo para se almejar e se realizar apenas se possível. Ou seja, tudo bem se no final não as alcançarmos. Elas devem existir para nos estimular a correr atrás de alguma coisa.

Desta forma, estabeleci que minha meta literária para 2018 é de 12 livros. Um número modesto, mas real, palpável, possível.

Para me ajudar, desafiar e cumprir algumas “promessas” passadas, criei com o Felipe uma TBR (to be read; lista de leitura) anual, onde pensamos em um desafio para cada mês e vou compartilhar com vocês. É claro que você pode criar a sua própria TBR, que atenda a seus gostos e necessidades, ou criar TBR nenhuma, na verdade. Quando pensamos nela, nosso objetivo principal foi 1) criar diversidade nas leituras e nos desafiarmos um pouco, mas, principalmente, 2) dar um jeito nos livros que estão há eras parados na estante. São poucos os desafios nos quais pensei em comprar livros, o que é sempre algo bom (por mais que a gente ame uma promoção da Amazon). Ah, o legal da TBR é também jogar alguns desafios que estimulem você a sair da zona de conforto literária.

Justamente para manter um bom fluxo de leitura, cada item da minha TBR diz respeito a apenas a UM livro, que deve ser lido no mês definido. Isso é uma regra que fiz para mim, mas é claro que você deve fazê-la no seu ritmo. Por mais que a meta seja ler 12 livros em um ano, eu quero garantir que estou lendo, pelo menos 1 livro/mês. E, como disse antes, tanto a meta como a TBR são apenas um norte que estabelecemos. Assim, se no mês de agosto, por exemplo, a minha leitura não estiver fluindo, ou minha saúde mental não estiver tão boa, eu não preciso ler um livro pertencente a uma série ou saga. Eu posso trocar por um livro mais fácil, de poesia, um gibi ou mangá. Ou posso não ler at all. É importante saber respeitar o seu momento da vida e se respeitar.

Dito isto, queria também compartilhar com vocês uma dica de leitura ou algo que me motiva bastante a ler. Já dividi com vocês minha experiência com uma maratona literária no ano passado. Elas são ótimas para aumentar o ritmo ou estimular a vontade de ler. Graças à minha positiva experiência de ter lido 7 livros em duas semanas, volto a maratonar, desta vez, fazendo parte da Jornada MLV. O evento de leitura é uma tradição do canal Geek Freak e movimenta muitos booktubers e leitores nessa época do ano. A temática geral dessa edição é de fantasia, mas se aplica apenas na criação de uma atmosfera, não significa que você só pode ler fantasia. Na Jornada MLV, você escolhe um dos reinos participantes e tem 4 desafios literários + 2 desafios bônus, chamados de “O Favor do Rei” e “O Favor da Rainha”.

Para a maratona, estou tentando ler 6 livros. Já finalizei o primeiro deles, que, inclusive, também diz respeito à minha própria TBR e meta de janeiro – “Não Entre em Pânico”, do Neil Gaiman. A leitura desse livro biográfico é fantástica – tanto por se tratar do Neil contando a trajetória do Douglas Adams e da trilogia de cinco livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, quanto pelo fato de eu estar levando as coisas em um ritmo saudável e agradável – lendo quando posso e tenho vontade. O próximo é um hit da instapoetry, “A Princesa Salva A Si Mesma Neste Livro”, e eu estou muito ansiosa!

6 livros no mês (ou melhor, em duas semanas) para alguém que não lê pode parecer muita coisa, mas como eu disse você deve respeitar o seu ritmo. Go easy on yourself. São 6 livros, mas incluí poesia e quadrinhos no meio. É legal se desafiar, mas você tem que se entender, não colocar desafios impossíveis de se realizar e que podem, no fim das contas, acabam afastando você da leitura.

Outra coisa legal é tentar documentar os seus avanços e conquistas. É uma boa forma de planejar sua leitura e acompanhar o seu desempenho – mas apenas se você não for utilizar tal ferramenta contra você no caso das coisas não saírem conforme o planejado. Eu utilizo os sites Skoob e Goodreads para cadastrar os livros que leio e neles é possível colocar o andamento de cada leitura (páginas lidas), além de estabelecer metas de livros ao ano. Porém, sou fã de colocar as coisas no papel e criar planners.

A Mel, do canal Serendipity, criou um caderninho dentro do seu planner para acompanhar as leituras e conseguir visualizar quantos livros de sua meta já leu. Existem muitas formas de fazer isso e você deve encontrar a maneira que se encaixa melhor à sua vida e sua rotina. No meu planner, eu tenho uma página específica para a minha TBR geral, além de um mapinha que criei especial para a Jornada MLV. Pretendo, porém, criar um planner à parte apenas para a leitura, para acompanhar o quão longe estou indo e conseguir assinalar os diferentes gêneros e autores que estou consumindo. Eu gosto muita da ideia de planners/bullet journals, então até mesmo esses pequenos detalhes já me deixam mais sedenta para ler.

Enquanto nosso amado Clube de Leitura não volta, espero que essas dicas ajudem você a continuar lendo – e a querer ler ainda mais nesse ano!

Quer mais sobre leitura?

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s