Séries com protagonistas negros

Representatividade importa!

Em 20 de Novembro é celebrado o dia da Consciência Negra, uma data histórica que serve para homenagear o líder Zumbi dos Palmares e fortalecer o movimento negro nacional. Por isso, fizemos uma lista de séries com protagonistas negros, já que a forma com que pessoas negras são representadas na TV vem passando por mudanças gradativas. Os personagens negros antes eram apresentados de forma marginalizada, imersos em ambientes de violência e vícios ou como o alívio cômico contrastando com a imagem baddass do protagonista. Hoje, estes vêm ganhando mais espaço e quebrando estereótipos na TV e uma das principais razões dessa mudança é a percepção dos patrocinadores de que é preciso atingir a todos os públicos.

Black-ish

Considero a melhor série de comédia no ar atualmente. Black-ish conta a história de uma família negra de classe média alta que precisa se “encaixar” nesse mundo a qual os negros normalmente não pertencem. Os pais da família são profissionais bem sucedidos, Andre é um publicitário e Rainbow é uma médica, o dia a dia da família é contado de forma cômica e exagerada, unindo problemas da população negra norte americana com boas doses de humor.

Queen Sugar

Queen Sugar é um programa extremamente delicado e que merece a atenção do telespectador. Tem como produtora executiva e showrunner Ava DuVernay e Oprah Winfrey (Rainha Suprema) e mostra a história de três irmãos que precisam lidar com a herança deixada pelo pai após sua morte. A plantação de cana de açúcar herdada será um grande desafio para a ativista Nova, para a empresária Charley e para o problemático Ralph Angel. Queen Sugar é um show sobre representatividade, quebra de estereótipos, feminismo e muito mais. Vale a pena conferir!

Greenleaf

É uma produção do canal da Oprah Winfrey (again), que traz a tona alguns assuntos como religiosidade, adultério e abuso sexual. Gigi retorna para a casa dos pais no dia do velório de sua irmã que se suicidou. Aos poucos vamos descobrindo os segredos e mentiras que envolvem a família de Gigi, tendo como pano de fundo a igreja onde o patriarca é pastor. Greenleaf é uma série que é preciso dedicação para se envolver, mas que vale cada minuto.

Chewing Gum

Protagonizada e escrita por Michaela Coel, Chewing Gun é uma ótima comédia que traz temas sérios como objetificação da mulher negra, religião, sororidade. Tracey é moradora do subúrbio de Londres e mora com a mãe e a irmã que são MUITO religiosas, após romper o relacionamento com seu “namorado”, ela decide que já está na hora de perder sua virgindade, pois já tem 24 anos. Sendo assim, parte em busca do cara com quem terá sua primeira vez. Cada episódio é hilário, mas por trás de todo o lado cômico ainda resta algumas reflexões a serem feitas.  Apesar da série ter sido cancelada após 2 temporadas, vale a pena dar uma chance!

Atlanta

Série ganhadora do Globo de Ouro, Atlanta conta a história de Earn (Donald Glover), um cara apaixonado por rap e que se esforça em ser empresário de seu primo Alfred Miles (Brian Tyree Henry), mais conhecido como Paper Boi. A trama nos mostra o dia a dia de Earn e como ele precisa se virar trabalhando em um emprego que odeia, não tendo um centavo no bolso e vivendo em um relacionamento instável com a mãe de sua filha. É uma “dramédia” recheada de crítica social e ótimo humor.

Além dessas vale também dar uma chance a Empire, Insecure, Mister Brau, Scandal, HTGAWM, entre muitas outras séries, que nos mostram que, como diz Viola “Queen” Davis, a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade”.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s