O que está acontecendo com as nossas divas pop?

Apesar de ser um ano com lançamentos muito mais incríveis do que minha mente criativa poderia imaginar, 2017 parece estar trazendo também grandes decepções. No início de junho fui surpreendida negativamente com o novo cd da Katy Perry, sendo essa a primeira vez que não gostei de algo criado por ela. Fã da cantora que sou, meu maior descontentamento se deve ao fato de ter achado a composição de Witness bastante medíocre e sem originalidade. Muito do que Katy trouxe no álbum nós já havíamos visto em outra milhares de músicas, tanto dela como em outras artistas. E foi esse mesmo sentimento que Sorry Not Sorry, da Demi Lovato, despertou em mim.

Eu já estava com uma impressão muito mais negativa do que positiva da música quando, no meio dessa semana, Demi divulgou o clipe e somente aumentou minha inquietação. Em meio a uma batida contagiante e uma letra bastante parecida com os últimos trabalhos da cantora, eu não pude deixar de notar uma sensação de deja vu e um leve tédio com todas aquelas cenas clichês. O enredo supostamente era para soar espontâneo, com a insinuação de que o vídeo surgiu de uma festa que a cantora teria dado. O resultado? Um monte de gente se pegando, bebendo e se divertindo, enquanto Demi posa sensualmente para a câmera com o corpo molhado. Tem a impressão de já ter visto algo assim? É possível, já que praticamente toda diva pop tem um clipe desses em algum momento de sua carreira.

SNS

Para Demi, mais precisamente, vemos em Sorry Not Sorry uma versão 2017 de Cool For The Summer, um vídeo que não era grandes coisas para começo de história. E essa comparação é a perfeita metáfora da situação atual da carreira de Demi: seus singles parecem ser uma repaginação de temas e sons que já agraciaram nossos ouvidos. Minha decepção acontece porque não vejo nada de novo na história que Demi está me contando com esse clipe ou música. Para uma artista que tem o potencial para fazer coisas brilhantes como Stone Cold e Heart Attack, me chateia que ela escolha se despir de qualquer traço de personalidade que a destaca das demais cantoras de sua geração para se tornar uma persona tão comum.

DEMI

Enxergo nessa situação o mesmo problema que vi em Witness, ambos materiais bons e que agradam meus ouvidos, mas que soam como “apenas mais um” no grande esquema das coisas. Enquanto Katy prega uma vulnerabilidade não existente com um som pré-fabricado, Demi repete pela milionésima vez o combo de sucesso amor próprio + sensualidade. O que já se tornou cansativo lá na época de Confident, dois anos depois é simplesmente desinteressante. Entendo que ela teve problemas graves de auto estima, acho esse discurso de “descobri que sou maravilhosa” lindo e amo que ela esteja se sentindo dessa maneira, mas quero ver isso sendo abordado de maneira diferente. Chega do mesmo molde, me tragam novidades.

O que eu espero de artistas como Demi e Katy é somente aquilo que elas já fizeram no passado: materiais extraordinários que mudem o rumo do pop, que arrepiem todos os pelos do meu corpo e me façam esquecer dos outros artistas no meu repertório musical. Quero ver delas algo como Praying, de Kesha ou Malibu, de Miley Cyrus, algo refrescante e surpreendente. Quero que elas se reinventem e não apenas se reciclem. Em uma era do pop feminino no qual temos artistas como Lorde e Halsey entregando álbuns espetaculares para seus fãs, é inevitável não se desiludir com algo tão fabricado e comum como Sorry Not Sorry e Witness.

Entendo completamente que gosto é algo pessoal e que uma artista nunca vai conseguir agradar a todos, mas é inegável o desperdício de potencial no que se trata de Katy e Demi. Espero que as próximas vezes em que eu vier aqui discutir seus trabalhos seja com uma conotação positiva; quero poder escrever sobre o quão maravilhada estou, ao invés de questionar pessoas que eu admiro tanto. Para Katy talvez 2017 seja tarde demais, mas ainda resta uma esperança no que se trata de Demi e eu aguardo ansiosamente por uma mudança de rumo.

SMILEY DEMI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s