7 dicas para ter um home office que realmente funciona

Não existe uma formula certa pra transformar um home office em um local legal pra trabalhar. Fazer seus trabalhos de pijama ja poderia ser considerado suficiente, mas nem sempre é assim.

Por que eu tenho autoridade pra falar sobre isso? Sou arquiteta formada há um ano e, devido à crise, tô procurando escrever sobre assuntos que me interessam dentro da profissão pra não ficar parada. Hoje vou falar um pouco sobre como melhorar seu ambiente de trabalho, seu escritório em casa ou ate mesmo só sua mesa no quarto!

1. Turn the lights on

Independente de trabalhar em casa ou em uma empresa um dos pontos mais importantes é a iluminação do ambiente. O ideal é que seja iluminado pela luz natural, mas, se isso não for possível, busque uma luz direta que se aproxime do tom da luz de fora (nem tão branca, nem tão amarela). Se seu trabalho é artesanal ou, se gosta de escrever à mão, é bom também ter uma luminária próxima. A luz é algo tão importante que, seja pra mais ou pra menos, ela atrapalha e prejudica a saúde, então, tem que saber o nível certo (talvez contratando um profissional com especialização em iluminação? #publi)

2. Seja organizado

Eu sei, é difícil lidar com tanto papel e tanta informação ao mesmo tempo. Às vezes a gente deixa pra arrumar depois e quando vê tem uma pilha de meio metro de altura só de papel pra reciclar. Mas, quanto mais organizada for sua área de trabalho, mais vontade você vai ter de trabalhar. Então não deixa pra depois essa organização: defina o que precisa ser feito, o que precisa ser revisado e o que já está pronto e separa por bandejas ou pastas. Pra quem acha que esses artigos de papelaria são caros, tem umas opções de DIY no pinterest bem legais e eu trouxe algumas pra mostrar pra vocês:

 

 

 

 

 

 

Reciclando rolo de papel e caixa de comida, só precisa comprar o papel pra revestir, passar um pouco de cola e tá pronto! E o mais legal é que – diferente daqueles que a gente compra pronto – esses trazem um pouco de alegria pro ambiente com as estampas, o que pode ajudar na motivação pra trabalhar também!

 

 

 

3. Tenha um relógio

Caso você não trabalhe no computador ou esteja estudando apenas com livros e cadernos, é ideal que tenha um relógio por perto pra evitar ficar olhando a hora no celular, o que resulta em “só responder essa mensagem” e “só ver esse stories” que  vira duas horas de procrastinação.

4. Faça intervalos

Os intervalos são importantes não só pra descansar um pouco a cabeça, mas também pra andar um pouco e fazer o sangue circular. É interessante também alongar e ter uma bolinha anti-estresse (daquelas que são fofinhas de apertar) pra ajudar a evitar lesões nos pulsos. Mas não fica tentado a transformar o intervalo em horas no Youtube! Use um temporizador pra se manter na linha e não perder tempo com besteira.

5. Traz o verde pra dentro

Voltando pra parte de arquitetura (desculpem se eu fugi um pouco, culpo o TDAH), é comprovado que um escritório com plantas diminui o nível de estresse e melhora a qualidade do ar. Mas, antes de escolher a planta, dê uma pesquisada sobre a quantidade de sol e água que ela precisa e tentem escolher a que dá menos trabalho, pra não ser uma obrigação a mais no seu dia-a-dia!

6. Escolha bem as cores

Algumas cores distraem mais do que as outras e, na hora de escolher o que você quer colocar no espaço, é importante levar isso em consideração. Cores como verde e azul podem ajudar a focar melhor e podem ate te tornar mais eficiente; já laranja ou vermelho devem ser evitadas por serem muito intensas e fácil de tirar a atenção do que deveria ser seu foco principal. Então, procure sempre cores mais calmas e estampas mais discretas.

7. Personalize!

O ideal é transformar o espaço em seu espaço (caso você não trabalhe em casa). Leve foto do seu bichinho ou da sua família, uma caneca (pra não ficar gastando copo plástico), tente se sentir no seu próprio espaço longe de casa. Além do que a gente coloca em cima da mesa, ainda da pra ir além e levar um pouco de vida pras gavetas também! Assim, quando você abrir pra pegar aquele relatório trabalhoso, dá de cara com um pouco de cor e beleza, como no exemplo aqui embaixo:

Infelizmente não tenho 36 dicas pra dar sobre escritórios, mas espero que as que eu trouxe tenham sido úteis e que vocês tenham gostado! Para mais diquinhas de arquitetura, DIY e outros assuntos, siga o Quadro de Ideias! (No Instagram e Facebook também).

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s