Motivos para trocar o transporte convencional por bicicleta

Sempre ouvia dizer que andar de bicicleta muda sua vida, mas achava um pouco de exagero. Aí eu comecei a andar também e vi que é muito verdade. Eu não entendia porque não conhecia os motivos, que na real são vários. Resumi aqui algumas vantagens que fui descobrindo pra ver se elas motivam alguém também, mas claro que existem muitas outras que você só vai saber se começar também!

É de graça!

Esse é talvez o melhor dos argumentos. Você vai pra onde quiser sem pagar um tostão. Não tem gasto com gasolina, seguro, estacionamento, pedágio, com passagem absurda, com tarifa dinâmica. No máximo manutenção, que é bem importante (sua vida tá ali em cima, não esqueça!), e ainda assim é menos frequente e mais barata do que a de um carro.

Você se exercita enquanto se locomove

Usando a bicicleta como meio de transporte, não precisa mais arrumar desculpa pra não se exercitar porque você vai estar se exercitando! No meu caso, por exemplo, ida e volta do trabalho já dão 40 min de atividade física.

Nos horários de pico, chega muito mais rápido ao destino

True history: quando eu saía do trabalho às 18h e ia de carro pra casa, levava em torno de 1h pra chegar, fazendo um trajeto que leva em torno de 10 min. De bike, levo 15 min independente do trânsito.

Conhece novos caminhos/lugares da cidade

Quando a gente tá de carro (aqui incluindo táxi, apps ou próprio) a gente fica ou no celular ou conversando ou olhando pela janela. Quando estamos andando de bicicleta, precisamos prestar 100% de atenção, olhar pro caminho, desviar de buracos, descobrir que é mais fácil ir por ali ou por aqui, perceber uma lombinha que  de carro nem dá pra perceber, mas de bike pode ser árdua. Uma nova descoberta da cidade!

 

Aprende sobre trânsito de uma nova perspectiva

Quando você é ciclista na área urbana, você faz parte do trânsito, mas meio que não faz, porque não se encaixa nas leis nem para carros e nem para pedestres. É um jogo de sobrevivência! Aí você aprende onde estão as ciclovias, onde tem sinaleira pra ciclista, onde é melhor descer e atravessar, quanto tempo demora cada sinal vermelho, a que velocidade preciso andar nessa via e assim por diante, num aprendizado diário.

Libera endorfina

Se você pensa que andando de bicicleta pra lá e pra cá vai estar sempre cansado, você está errado. Bem pelo contrário! Assim como todas as atividades físicas, andar de bicicleta libera endorfina, reduz estresse, melhora a ansiedade, resumindo, te deixa pilhadão! Me sinto muito mais disposta ao chegar no trabalho de bike do que quando vou dormindo no ônibus rs. Acredite, você vai ficar bem mais de boas.

É sustentável

É um carro a menos no trânsito, menos consumo de gasolina, menores danos ao meio ambiente e à cidade, menos poluição e emissão de gases e mais saúde.

É divertido

De galera ou sozinho, você terá bons momentos e boas histórias pra contar. ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s