sobre largar tudo e ir viajar – ou não

Tem circulado por aí mais um texto sobre pessoas que largam tudo para viajar o mundo ou pra tentar a vida em outro lugar – e sobre como isso é legal. Para contrastar, porque é a internet, alguém resolveu escrever um texto reclamando dessa gente, visto não é todo mundo que tem dinheiro para fazer isso. Verdade, mas 1) se nem todo mundo pode fazer algo, aquilo deixa de ser legal? e 2) por que TODO MUNDO tem que querer a mesma coisa?

Conheço gente que saiu o Brasil pra fazer qualquer outra coisa fora, mas conheço o mesmo número de pessoas que, antes dos 30, já passou em concurso público, comprou casa e casou (e acho que conheço ainda mais pessoas que se formaram, estão sem emprego e nem sabem se querem continuar na profissão, mas enfim). Apesar de preferir (e me incluir) a primeira nesse momento da minha vida, acho a segunda tão válida e incrível quanto (e a terceira super válida também, já passei por ela). Estou morando sozinha pela primeira vez na vida e escolhi um apartamento já montado com todas as contas incluídas no aluguel do lado da Universidade – imagina ter que cuidar da minha casa própria e me preocupar com instalação de gás, luz e água? Não tenho essa maturidade e gasto meu tempo e dinheiro planejando caminhos mirabolantes para ir a shows em outras cidades, mas resolvi fazer um mestrado.

giphy

Alguém achar que algo é legal não significa que todo mundo também tem que querer isso em todos os momentos da vida. A maioria de nós muda de ideia de tempos em tempos e não tem vergonha nenhuma nisso: a gente cresce, ganha novas experiências e nosso modo de pensar muda. Às vezes, esses textos e respostas fazem parecer que, porque meia dúzia de pessoas foram limpar banheiro na Europa e não precisaram mais se preocupar se iam ser assaltadas voltando pra casa às seis da tarde, todo mundo tem que querer fazer isso. E se você não pode fazer (por não ter dinheiro, coragem ou por nunca ter pensado nisso mesmo), parece que sua vida não tem utilidade.

Mas daí vem a pergunta: antes de ler o tal do texto, você já sentia essa vontade? Parece legal, para você, cuidar de animais na Austrália? Você chegaria em casa do trabalho e ficaria buscando passagens aéreas/cursos/oportunidades de trabalho? Ou você preferia tomar uma taça de vinho e um bom banho e pensar nisso amanhã? Planejar uma viagem de férias é cansativo, criar um plano de longo prazo em um lugar desconhecido é apavorante. Demora para encontrar uma opção que combine com o seu jeito e o seu bolso e, mesmo achando que tem a oportunidade perfeita em mãos, tem muita papelada, stress e dias que você vai querer ficar enrolado nas cobertas chorando e vendo série (às vezes, pode).

Eu não me sinto qualificada para falar sobre experiências, visto que estou recém há 11 dias nos EUA. Estou numa cidade que não tem ônibus no fim de semana, considerando comprar um carro e sofrendo para achar uma salada para comer, mas também estou vivendo algo que planejei desde que era criança. Não consigo lembrar de uma época da minha vida em que eu não quisesse morar fora, pelo menos por um tempo. Eu larguei um frila que não ia me efetivar no fim do contrato (apesar de ter pedido pelo amor de deus para me mandarem mais trabalhos) e uma cidade da qual eu nunca gostei e, ainda assim, duvidei da minha escolha no dia anterior ao da viagem porque tinha amigos, namorado, família e cães.

giphy (1)

No fim, eu só estou aqui hoje porque (eu consegui uma bolsa) eu quero, porque eu finalmente me senti preparada e porque eu busquei isso a minha vida inteira. Nunca passei por dificuldades, mas também nunca ostentei e tenho plena consciência de que não teria tido muitas oportunidades que tive porque não tinha que me sustentar sozinha, mas também fiz minha parte e fui atrás do que eu quero.

E o que eu quero não é o que outra pessoa que está viajando quer e não é o que alguém que tem uma boa CLT quer e não é o que todo mundo tem que querer. E um texto contando como é legal vender uma casa para fazer trabalho voluntário no Nepal é legal, mas não é o que todo mundo quer e nem precisa ser.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s