não compre, adote

Qualquer pessoa que me conheça ou já tenha visto minhas redes sociais/lido meus textos/passado por mim na rua, sabe que eu amo muito animais. Se eu estiver postando fotos dos meus cachorros, apertando os gatos dos outros ou marcando os amigos em vídeos de coalas e coelhos, estou feliz.

Por causa disso, há um ano e meio comecei a fazer trabalho voluntário no Patas Dadas. O Patas é uma ONG (finalmente <3) que recolhe animais na sua área de atuação, trata, castra e encaminha pra adoção. Claro que não é simples assim e tem muitos cachorros esperando casa há quatro, cinco anos, que precisam ficar no canil. Daí entra o trabalho dos voluntários, que precisam medicar, alimentar, passear e dar carinho pra esses bichos – mas vou falar melhor sobre isso depois.

 

Liebe, uma senhorinha cardíaca, ganhou uma família ontem <3
Liebe, uma senhorinha cardíaca, ganhou uma família ontem ❤

O ponto é: já existem milhares de animais abandonados andando pelas ruas e um número enorme de novos abandonos diários (provavelmente, tem um bichinho sendo largado na rua perto da sua casa enquanto você lê esse texto); tirar esses animais da rua, tratar e castrar também é uma questão de saúde pública. E claro que o ideal é que o ciclo acabasse com a adoção de todos, mas nem sempre acontece, por diversos motivos: os cachorros/gatos são muito comuns, muito grandes, muito velhos, muito diferentes…

Pensando nisso, queria tirar uns minutinhos pra falar sério sobre adoção animal aqui e dizer que, se você também ama animaizinhos, pode ajudar. Existem várias formas, lê aí que eu vou contar algumas.

12144786_10208100515941070_661123379039951227_n
Seyia (e sua barba branca maravilhosa) ainda está esperando…

Começamos com razões pra adotar:

Adotar é dar uma chance

11898521_733344933455278_5318031070983393331_n
Fonte

Você não tem nem ideia pelo que os animais que são abandonados passam (fome, sede, frio, maus tratos) e, mesmo tentando ao máximo, um canil nunca vai ser ideal para um cachorro passar a vida. Adotando, você vai ganhar o maior amor do mundo enquanto salva uma vida.

Adotar é um ato de consciência

Foto: Isadora Quintana
Foto: Isadora Quintana

Você já pensou de onde vêm os animais expostos em pet shops e vendidos por preços absurdos por causa da raça? Infelizmente, muitas pessoas ainda tratam animais como mercadorias (pela lei brasileira, o seu bichinho é um bem móvel, como seu computador ou televisão) e ultrapassam todos os limites da humanidade para seguir padrões de raça e lucrar.

Adotar é ganhar um animalzinho único no mundo

Foto: Cusco Pics
Foto: Cusco Pics

Nenhum vira lata é igual ao outro e isso é o que torna cada um deles lindo da sua própria forma ❤ Já vi ninhadas inteiras que não pareciam vir da mesma mãe e filhotes que ficaram o dobro do tamanho dos pais. Cada um deles era especial por um motivo diferente e todos eles eram incríveis por serem únicos.

Você pode ter vários cachorros ao longo da vida, ele só vai ter você

Foto: Cusco Pics
Foto: Cusco Pics

Eu não estou vindo aqui dizer que você é um monstro se quiser ter um cachorro de uma raça específica. Eu tenho um salsichinha que não trocaria por nada nesse mundo, por exemplo. Mas, se você realmente gosta de animais, você vai querer ter mais de um na sua vida – ou vários ao mesmo tempo, se der. Pensando nisso, em algum ponto, reflita sobre incluir um adotado na sua família. Talvez você seja a única chance dele.

Tá, me convenceu, e agora?

Escolha pela personalidade, não pelo tamanho/aparência

Thunder é um doce <3
Thunder é um doce ❤

Muita gente quer um filhote porte p que não vai fazer bagunça nem xixi fora do lugar. Essa gente tá bem louca, porque tudo que um filhote vai fazer é bagunça e xixi fora do lugar, sem contar que não podemos garantir o porte de filhotes encontrados sem mãe nem pai. Por outro lado, adultos podem ser mais calmos e comportados; alguns cachorros pequenos são enérgicos e alguns cachorros enormes são muito pacíficos. Como as pessoas, cada um tem o seu jeitinho: e como os voluntários já conhecem eles, podem te ajudar a achar um que combine com o seu.

Dê uma chance a um animal especial

Vitória: quanto mais tamanho e mais idade, mais amor
Vitória: quanto mais tamanho e mais idade, mais amor

Cães idosos, por exemplo, ficam sofrendo no canil porque muito poucas pessoas se interessam em adotar um animal mais velho, que já tem suas manias, seus remedinhos diários, suas limitações por causa da idade. O que essas pessoas deixam de enxergar neles é uma companhia para ficar deitado no sofá um dia inteiro sem levantar, um amor mais maduro de quem já passou por muito na vida e uma alegria de estar ganhando uma chance proporcional aos anos de vida.

E se não puder adotar…

Seja casa de passagem

Ariel foi mimada aqui em casa e agora é mimada pela mãe dela
Ariel foi mimada aqui em casa e agora é mimada pela mãe dela

Animais frágeis e/ou em tratamento precisam de um lar temporário sem todos os perigos do canil. Se você não tem certeza se pode ficar com um animalzinho pra sempre, fique com um por algumas semanas ou meses, enquanto ele aguarda uma família definitiva.

Seja voluntário

IMG_8024
Afofar esses bichos é tudo de bom

Você pode ajudar no canil, nos eventos, dar uma carona pros animais que precisam de consulta, ter funções online… É só ter umas horinhas livres por semana. Na primeira vez que você ver um dos cães ser adotados, você vai chorar pensando que nunca mais vai vê-lo. Na segunda, já vai estar abrindo o maior sorriso quando ver ele indo embora com a família.

Doe

Johanna agradece as doações - porque fica confortável pra dormir em cima
Johanna agradece as doações – porque fica confortável pra dormir em cima

O que você tem sobrando em casa? SEMPRE precisamos de ração, remédios, roupas, cobertores, produtos de limpeza para os animais do canil. Você também pode doar roupas e outros produtos ~humanos em boa conservação para serem vendidos em brechós de arrecadação.

Compre os produtos

Foto: Cusco Pics
Foto: Cusco Pics

No último fim de semana, foram lançados as agendas e calendários 2016 do Patas Dadas. Eles são a coisa mais linda do mundo e todo lucro vai para os nossos animais. Além disso, também têm camisetas, bloquinhos, bottons… Olha só.

Claro que eu puxei a sardinha pro meu lado e todos os animais das fotos são do Patas Dadas. Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui. Ou procure um projeto perto da sua casa, com certeza todos estão precisando, ainda mais depois desses temporais que alagaram o Rio Grande do Sul. Vai ajudar eles e vai ajudar você mesmo, eu prometo.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s