vantagens e desvantagens de viajar sozinho

Um amigo me disse que, das primeiras vezes que falou para a mãe que estava indo viajar sozinho, ela, preocupada, perguntou se ele não teria ninguém para convidar para ir. Algumas viagens depois, ela já estava acostumada com a atitude dele de não esperar por ninguém para fazer seus planos.

Não importa quantas vezes você já viajou sozinho, sempre dá aquele frio na barriga. E se der algum problema? Vou conseguir me virar sozinho? Dá pra passar três dias seguidos sem falar com ninguém? Viajar sozinho tem, sim, seus problemas. Ao mesmo tempo, em certos aspectos, fazer uma viagem sem companhia acaba sendo muito melhor do que acompanhado.

Aqui no Trinta e Seis somos grandes   entusiastas de viagens – intercâmbio, mochilão, cruzeiro, excursão – e juntamos nossas experiências e de amigos pra tentar falar um pouco sobre os lados bons e ruins de viajar sozinho.

Venham conosco!

YAY:

giphy (1)

1. Liberdade

Estando sozinho, você é ~dono do sei próprio destino: pode fazer o que quiser, como quiser e quando quiser. Todo mundo tem um estilo de viagem próprio e você tem a oportunidade de criar/descobrir o seu. Isso inclui:
– fazer os próprios horários (acordar quando você estiver descansado e dormir quando você sentir sono, demorar o que achar que precisa para ver algo, comer, se arrumar);
–  só visitar o que te interessar (desde museus e pontos turísticos a lojas e bares);
– comer o que quiser, na hora que quiser, se quiser;
– e também não fazer nada se estiver cansado/gripado/não estiver afim – o que, não importa o que os outros digam, é super justo.

2. Conhecer mais pessoas

Let’s face it: quando você está com seus amigos e familiares, a chance de estar procurando socializar com mais gente é bem pequena. Maior é a probabilidade de você querer se esconder da galera por umas horinhas e ficar só com seu iPod. Por outro lado, mesmo sendo antissocial, você começa a sentir uma necessidade de falar com outras pessoas algo que seja mais do que oi, tchau, obrigada, com licença. Ao mesmo tempo, estar sozinho dá a chance de outros viajantes sozinhos virem falar com você, rendendo amizades casuais, companhia para passeios e, sei lá, até uns flertes~.

3.  Tempo para si

Ficar um tempo sozinho consigo mesmo pode fazer muito bem por vááários motivos. Você fica muito quieto e começa a pensar sobre a vida, as pessoas, o universo – e pode ser que se dê conta de coisas que deixou passar enquanto estava muito ocupado pensando nos problemas dos outros, trabalhando, estudando etc. Pode ser só algo que você quer mudar ou, sei lá, finalmente descobrir o que quer fazer da vida. Em um ponto um pouco menos profundo, mas não tanto, estar sozinho também te ensina a lidar com os problemas por si mesmo (não adianta ligar pra mãe ou pro namorado se você está perdido) e, mais, saber como você lida com situações ruins e problemáticas, o que vai dar uma base pra quando você estiver em um momento vulnerável novamente.

NAH:

giphy

1. Companhia

Tá, é verdade: não ter ninguém pra conversar ao vivo às vezes cansa. E, muitas vezes, você está muito esgotado para fazer small talk ou simplesmente sem paciência praquele esforço que é conhecer alguém novo. Tudo que você queria é sua melhor amiga ali pra entender o que você quer dizer em meia dúzia de palavras sem sentido no conjunto. Uma companhia também faz falta na hora de decidir passeios, roteiros, lugares para visitar, o que comprar, lugares para comer – principalmente se você é indeciso e acha que vai ter condições de ver tudo no mundo. Ou aquela vontade de compartilhar algo que você viu e gostou/não gostou/achou estranho que não faz tanto sentido depois que você teve que esperar três horas pra chegar no Starbucks e ligar o wi-fi. Por fim, parece meio idiota, mas: as fotos. Ter alguém pra tirar as fotos de turista que você tem que mandar pros pais é super essencial; sozinho, muitas vezes, parece que você roubou todas as imagens do tumblr.

2. Medo

“Eu não saía de noite porque tinha medo de voltar pra casa depois de escurecer” – essa é uma declaração real de muitas pessoas que viajam sozinhas. Sem contar aquela vontade de explorar um lugar longínquo/abandonado/de difícil acesso que você vai ter que deixar pra depois porque sabe-se lá o que pode acontecer. E se eu me perder? Posso ser assaltado! Sem contas coisas bem piores que passam pela sua cabeça quando você caminha na rua sozinho e vê pessoas estranhas.

3. Solidão

Meio a questão da companhia, mas um pouco mais profundo (?). A gente está sempre rodeado por pessoas próximas, gente que fala a nossa língua no ônibus e nas lojas, alguém que você já cruzou na rua umas vezes e até mesmo por nossos amigos pela internet. Quando você viaja sozinho, você está sozinho MESMO. Não tem ninguém ali que você viu antes e pode conhecer a prima da amiga do vizinho da sua vó. As pessoas na rua têm uma cultura diferente da sua e podem não entender o seu jeito de falar, se vestir, andar. Isso pode gerar um sentimento quase desesperador de solidão, essa ideia de que você não tem ninguém. E daí, depois de um dia inteiro sem falar mais do que oi, tudo bem, com licença, obrigada, você se vê sentado na entrada do museu, roubando o wi-fi e atualizando as redes sociais enlouquecidamente para ver o que seus amigos estão fazendo, mesmo que sejam três da manhã e todo mundo esteja dormindo.

giphy (1)

Mesmo que os contras pareçam muito fortes agora, enquanto você está lendo isso e morrendo de medo de comprar as passagens, fica a dica: eles são só umas pedrinhas no caminho, que vão fazer você dar ainda mais valor aos lado bom de viajar sozinho. Então, pode deixar esse sentimento de lado e começar a se planejar! Como disse uma amiga, que acabou de voltar de um mês sozinha na Europa: “o mundo seria muito melhor se todo mundo fizesse pelo menos uma viagem sozinho!”

giphy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s