um guia alimentar de londres

É guia alimentar porque culinário parece algo sério e planejado. Não venho aqui pra apresentar as opções de comida mais refinadas em Londres ou que lugares são cool. Isso é quase um guia de sobrevivência: comendo em Londres (e em toda Inglaterra, eu acho) sem dinheiro, sem frescuras, sem preconceitos – e sem muitas grandes redes de fast-food. Muitas, eu disse.

1. Beans on toast

É a coisa mais barata o possível pra comer, um prato não vai passar de 3 libras (e, se passar, você está comendo no lugar errado). Parece pouco, mas o prato consiste em PÃO, FEIJÃO e MOLHO DE TOMATE, então, mesmo que a quantidade de comida não seja grande, você provavelmente vai ficar estufado com tudo isso pelas próximas horas. Sem contar que baked beans (parece nojento, mas é) = amor. Na primeira vez que fui pra Inglaterra, um brasileiro que morava lá me ensinou até a comer baked beans com arroz – quase um prato típico brasileiro. Ideal pra quem ama e pra quem odeia feijão.

IMG_1795

2. Chinês / Tailandês mix em Camden

Cada prato traz 4 libras de pura gordura e, consequentemente, felicidade. Enquanto as barraquinhas gourmet dominam o Camden Market de um lado com seus hamburgueres, paellas e frescuras, do outro lado sobrevivem bravamente as bancas dos imigrantes originais com indianos, turcos, chineses, tailandeses: tudo no mesmo esquema de pagar 4 libras e ir escolhendo todos os ingredientes que você quiser, enquanto a moça que atende (e fala inglês pior que você) vai jogando um em cima do outro sem querer saber se misturou shoyu com teriaki, frango com camarão, massa e arroz. O cheiro de fritura vai grudar nas suas roupas e cabelo e seu estômago vai implorar por uma xícara de chá. Inclusive, vamos seguir para a próxima dica.IMG_1925

3. Cup of Tea

Eu sei, são tantas opções de grandes redes de cafeterias. Eu, particularmente, amo os chás gelados do Starbucks, os pots of tea do Nero e o chocolate quente do Costa, MAAAAS você precisa fugir desses lugares para ter a verdadeira experiência de tomar chá na Inglaterra – e pagar a metade do preço pelo menos. Escolha um lugarzinho sem placa, que ofereça poucas coisas além de um sanduíche montado na hora, sopa, café e – claro – chá. Converse com o paquistanês dono do lugar, escolha a moeda de 1 libra mais bonita que você encontrar na carteira e peça: I’d like a cup of tea, please. Ah, antes que eu me esqueça: seu chá vai vir com leite; quem for muito contra, tem que avisar (vão achar você bem estranho).
IMG_1937

4. NandoOoOoOoOoOos

NANDO’S 4 LYF. Não é a refeição mais barata que eu vou indicar aqui,  mas também não é a mais cara – com 7 libras dá pra comer muito e beber todo o refri do mundo no Nando’s. Não consigo achar palavras pra descrever esse restaurante, só consigo sentir (saudades eternas). Ele é meio português/lusófono (o símbolo é aqueles galos do tempo, toca música brasileira e a decoração é meio africana) e o cardápio é baseado em galinha – mas tem carne de gado e um hamburguer vegetariano de couve-flor que talvez seja a melhor coisa que já comi na vida. Daí, tem galinha de todos os jeitos: inteira, peito, asa, bife e alguns tipos de acompanhamento. O refri é refil. O público é bem variado, mas, pelo que eu entendi, é um dos lugares favoritos dos adolescentes britânicos se reunirem – tipo quando a gente ia pro BC~ comer batata frita. Também é o restaurante favorito do Ed Sheeran.

IMG_2657

5. Jamie’s Italian

Tem gente que odeia e gente que ama muito o Jamie Oliver, a única certeza é que ele é muito famoso e tem 9478938 restaurantes espalhados por Londres. Acho que um dos mais famosos é o Fifteen, que eu acabei indo por motivos que estavam fora na minha alçada negar, mas não indico porque é caro, os pratos são minúsculos e não dá pra entender o menu que tem um monte de nomes difíceis. Por outro lado, o Italian vale a pena. Eu passei por vários enquanto passeava por Londres, mas acabei indo no de Angel. Ao contrário do Fifteen, que era meio apertado e escuríssimo, esse era amplo e envidraçado e não dava pra errar muito na escolha da comida – afinal, MASSA -, mesmo que eu tenha pedido esse prato cheio de frutos do mar da foto. Um prato inteiro custa em torno de 10 libras (tem meio também), o que é carinho, mas acho que vale se dar esse presentinho – é só economizar um pouco tomando água e comendo a promo do MC que vem no Metro no dia seguinte.

IMG_2975

6. Comida, bebida e (principalmente) sobremesa do O’Neills

O’Neills é pra ser um pub ~~típico irlandês, mas na real é uma rede moderninha com vários bares espalhados por Londres. Tem um em Chinatown com 4 andares, show e balada e um em Kings Cross com  uma área reservada que até parece um restaurante, entre mil outros. O cardápio é bem variado e tem uns pratos de pesticos perfeitos ~PRA GALERA~ (a gente foi em 6 e pagamos tipo 2 libras cada um pelo prato, se não me engano), drinks em JARRAS (tem mojito e cosmopolitan, provei ambos e aprovei) e promo de sundae duplo por tipo 4 libras. E não é qualquer sundae, confiem em mim, migos. Vale muito a pena e dá pra ir sozinho com amigos e até com a família, tem O’Neills pra todo mundo.

11650743_899285723450345_211374611_n

7. Fish & Chips

Bom, gorduroso e clássico. Fish & Chips não é o prato mais fácil de encontrar em Londres porque, vocês sabem, McDonald’s e Subway existem. Ainda assim, é fácil: tem na rua, nos pubs, nas vendinhas de kebab. Everywhere. Só que nem todos são absolutamente incríveis, apesar de todos serem bons. Nos pubs, eles vão ser bem sequinhos, podem ser acompanhados de purê de batata e creme de ervilha. O ideal é achar um lugar que venda SÓ fish and chips. Ele vai vir muito gorduroso e com, literalmente, um SACO de batata frita junto. Dicas: não coma em cima da cama, separe os guardanapos e use o limão e o molho que eles mandarem junto.

11637970_899285720117012_1203705248_n

8. English Breakfast

Sim, sim, sim. Sem cara de nojo. Na maioria dos locais, você não vai achar um English Breakfast por menos de 5 libras. Tudo bem, é um preço digno pras 45 coisas que vêm no prato, mas a dica aqui é outra. Na esquina da minha estação de metrô (Arnos Grove), tinha um pub incrível, que oferecia um café da manhã all you can eat (bufê, no bom e velho português) por 4,99 libras. Mais 0,99 por café e chá liberados. E acho que era 2,99 se você pegasse só o que tinha no buffet (pão, torrada, cereal, frutas acompanhamentos, etc). No caso, com os 4,99, você montava um prato escolhendo entre 3 tipos de batata, cinco tipos de carnes, colocando mais quaisquer 15 coisas que você quisesse e repetindo quantas vezes fosse necessário. Nós chegamos lá pelas 10h30 e saímos quase meio-dia, obviamente sem sentir fome pelo resto do dia. Eu só vi esse porque também não fiquei procurando, mas com certeza saindo um pouco do fuzuê~ turístico devem ter mil ofertas tipo essa.

Full-english-Breakfast-630x300

9. Meal deals do Tesco/Sansbury’s

Acho que essas promoções custavam entre 3 e 5 libras exagerando muito. Na foto, aparece o clássico sanduíche + refri + crisps, porém todos os ingredientes variam. Tem sopas, saladas, massas e até sushi como prato principal, suco, gatorade, água como bebida e é sempre alguma coisa estilo doritos/ruffles/etc falsificado como acompanhamento. Os sanduíches são ok, mas as outras opções são todas muito boas e valem muito a pena.

ava um

10. Preste atenção no Metro

Jornalista que sou, todo dia pegava o Metro pra ler sobre as fofocas de celebridade baita página os current affairs britânicos e dar uma analisada no grandioso jornalismo inglês. Às vezes, eu até pegava dois… pra recortar as promoções do McDonald’s e do Subway que vinham todo o dia no jornal. Por 2,99 e 1,99, respectivamente, você pode escolher entre 4 opções de sanduíche e gastar quase nada pra almoçar. Melhor ideia.

Br7SJeeIYAAKNRL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s