adeus, mtv ;(

Gente, não tô legal. Hoje de manhã liguei a TV e oficialmente não existia mais o canal 24. MTV Brasil acabou ;(

(MAS ANTES UMA CONTEXTUALIZAÇÃO)

– PEDROO, EU LI QUE A MTV NÃO ACABAR NADA, SÓ VAI PRA TV A CABO, AFF VAI TE INFORMAR. Desculpa, mas quem precisa se informar é você meu senhor. A MTV Brasil gerenciada pela Abril acabou e a marca voltou pra Viacom.  A nova terá como vice-presidente o marido da Carolina Dieckmann (é sério) e ele já mandou avisar que não vai rolar nada de VJ com o pé no caixote e, no lugar, Fiuk e um reality do Supla.

AI, JÁ VAI TARDEE ESSE CANAL, NEM TOCAVA MÚSICA MAIS E QND TOCAVA ERA RUIM, SÓ ERA BOM NA MINHA ÉPOCA EM 95 QUANDO AINDA TINHA O ZECA CAMARGO. 1º acho chato definir que música é ruim ou não, porque isso vai da criação de cada um, mas sim a MTV ainda tinha muita música. Haviam, sim, programas pra adolescentes (que estão em casa de tarde comendo bolacha e podem assistir TV sem culpa), mas também haviam varios programas dedicados a outros estilos. Não esqueçendo das faixas de clipes das madrugadas, que eram maravilhosas e o nosso conforto quando chegavamos as 4h da manhã de alguma balada chata. Sem contar o espaço que músicos brasileiros tinham e era o único canal que a gente tava livre de Michel Teló, Paula Fernandes e cia (liga a TV no Multishow pelas 19h e tu vai saber do que eu tô falando)

Mas complementando essa discussão e já começando o post de verdade, quem fala que a MTV devia ser só 01 um canal de música 24 horas é a mesma pessoa que sofre da mesma falta de oxigenação no cérebro que reclama da Ivete Sangalo no Rock In Rio ou que acha que balada é pra ouvir novos sons indies irados. A MTV Brasil sempre foi um canal de entretenimento e é disso que vou sentir mais falta.

Vamos contar esta história para os próximos adolescentes: era uma vez um canal de TV. Eles não tinham muito dinheiro, tudo era meio que gravado em um prédio só em São Paulo, em estúdios com uma daquelas paredes verdes, o chroma key. Os VJs, que eram tipo os vloggers dos anos 90, ficavam em frente a essa tela contando novidades da música enquanto colocavam um pé num caixote e a mão no bolso. O tempo foi passando, varios VJs foram se tornando ex-vjs, novos vieram, rolou grana pra fazer cenários e novos programas que agora não eram só de música, mas de namoro, cinema, modas, etc. Foi em um desses que rolou o 1º beijo Gay da TV. Foram surgindo programas de humor, Hermes e Renato moldou nosso caráter. Tinha o VMB, a melhor premiação brasileira, único espaço na TV onde a cultura pop brasileira coexistia em (quase) equilibrio.

Era uma TV quase de zuera e, não importa qual fosse o programa, me confortava ter um canal em que meus pais não entenderiam nada do que tava passando.

disk_mtv

Lembro que a 1ª vez que eu assisti MTV, foi por uma amiga que tinha TV a cabo (era 01 luxo na época) e depois sintonizava na TV do meu quarto com a imagem totalmente chuviscada no canal 14 pra ver o Top Top toda segunda, quando o Leo Madeira e a Marina Person se fantasiavam de uns bagulhos e faziam uma lista de alguma coisa bem random, tipo “prodigios da música”. Eu amo a Marina Person mais que algumas pessoas da minha família, lembram do CineMTV em que era ela em uma sala de cinema do chroma key comentando os lançamentos?? E aquele programa que os VJs só ficavam sentados falando sobre a vida?? Acho que era Sem Controle o nome.

Tinha o Disk na época da Sarah, a melhor apresentadora brasileira. Rolava a lenda urbana de que era tudo montado, e que o 1º clipe de hoje sempre ia ficar na 4ª posição de amanhã e na sétima do outro dia (e pior que as vezes rolava isso mesmo). Depois quando a Sarah saiu e fez o Disk MTV Caça-VJ, eu nunca perdoei e aceitei a Carla Lamarca verdadeiramente. E depois engatava aquele programa da Didi que era batalha de clipes!! Quer conceito melhor que esse, um programa que fazia os fãs degladiarem, tipo fãs da X-Tina querendo assistir Dirty ao invés de I’m a Slave 4 U da Britney.

Eu amava que a programação, era uma vibe meio calendário escolar. Sempre em março começava uma nova programação, com novos VJs, programas, identidade visual tudo. E lá por dezembor os VJs iam pra praia gravar uns programas de verão. Gostava de pensar que quando eu ia pra praia também estava preparando minha programação de verão e em março quando comprava meus novos materias, estaria inaugurando minha própria nova programação.

Daí o tempo foi passando, eu descobri o que era calça skinny pela MTV, na época da Amy Winehouse, do clipe do Fluorescent Adolescent do Arctic Monkeys. Era o começo da banda larga no Brasil e surgiam programas que falam de blogs e flogs e Mari Moon. O Cansei de Ser Sexy ainda era legal, e era época que a Britney tava louca e passava Piece Of Me Todo dia.  Depois veio o Adnet, que era muito legal e toda a nova galera do humor. Se hoje a gente ama Tata Werneck foi por que existiu um programa em que era possível existir a Roxanne. E o Furo MTV, que é o melhor programa de comédia da minha vida. Eu passava as tardes chorando de rir no sofá. Aliás era minha rotina recente assistir o Furo de tarde, uns outros programas aleatorios e depois o Acesso MTV com a Titi e com Mari Moon, onde eu sabia tudo sobre o Justin Bieber. Marcava meus compromissos sempre pra depois das 18h (desculpa amigos que conviviam comigo, essa é a verdade por trás dessa minha exigência, agora posso revelar)

Na quinta passada, rolou a última transmissão ao vivo. Todos que trabalhavam lá (incluindo ex VJs <33) bêbados no prédio, mandando tchauzinho pra câmera. Eu fiquei em casa assistindo. Pela última vez, fiquei em casa assistindo MTV Brasil.

MTV, você vai viver para sempre em nossos corações!! (E viveremos para vingá-la, watch out, Fiuk)
Boa sorte pra nova MTV, que seja legal (mas acidentes acontencem, watch out, Fiuk)

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s