curso de etiqueta para uso adequado das redes sociais

Boa tarde, pessoal. Hoje, nós vamos falar sobre um assunto de grande importância atualmente: as redes sociais. Assim como na vida real, a convivência nas redes sociais também possui algumas regras implícitas, e elas são o tema do nosso amigável encontro de hoje. Tais regras podem ser facilmente resumidas em alguns tópicos. Vamos a eles:

1. O primeiro e mais importante tópico: todos podem ver o que você está fazendo, portanto, evite se expor excessivamente. Términos, contas atrasadas, problemas com o chefe e fotos mais íntimas não são assunto para as redes sociais e podem acarretar problemas futuros. E torrar a paciência alheia. A timeline do feice não é muro das lamentações.

2. Não invada a privacidade alheia! Nem todos os seus afilhados querem aquela foto de natal de 2002 em suas páginas. Nem todas as pessoas que você não conhece querem ser suas amigas. E nem todos os elogios, por mais sinceros que sejam, são adequados. Evite forçar a amizade.

3. As redes sociais não são diário. Se você quer controlar sua frequência na academia, preencha a ficha! Ou use o foursquare, rede social específica para isso.

4. Nem tudo o que você viu no feice é verdade. O horizonte torto na foto de biquíni da sua ex-colega do primário é photoshop. As curas do câncer com chá da folha de flor de plástico e dieta de equilbrar o ovo na colher são mentira. Sinto muito frustrar suas expectativas, caro leitor. Tome muito cuidado com tudo o que você compartilha, sempre. Especialmente quando se tratam de histórias mais sérias que a dieta do ovo na colher.

5. Bom português, pontuação no lugar correto. Lembrando que usar caixa alta é igual a gritar.

6. Criminal Case é muito legal e Candy Crush vicia, mas talvez seus amigos discordem disso. Não insista com atualizações e convites para jogos e afins.

7. Evite polêmicas e discussões virtuais. Deixe barraco para a Soninha Abraão ter pauta para seu programa. Lembre-se que nem todo mundo concorda com a sua opinião e que, ok, a vida é assim.

8. Nunca, jamais, sob hipótese alguma compartilhe fotos ou vídeos mostrando maus-tratos a animais ou pessoas. É de mau tom e não resolve nada. Existem outras formas de lutar contra tais coisas e, principalmente, de expor seu ponto de vista sobre elas.

9. Nem todas as frases atribuídas à Clarice Lispector são, de fato, da autoria da escritora e, por mais difícil que pareça, às vezes, as pessoas não querem ver suas mensagens motivacionais em comics sans com anjinhos.

10. Hashtags do tipo #brunette, #girl, #beautiful, #follow4follow são tão constrangedoras quanto #partiuacademia. Na verdade, classificar qualquer foto com mais de três hashtags é desnecessário e pega mal. Além do mais, certas hashtags atraem pré-pubescentes desocupadas que comentam em todas as suas fotos, tarados e spams em geral. Aliás, hashtag é uma palavra-chave associada à informação que você está transmitindo, e o jogo-da-velha/sustenido/# deve ser usado UMA VEZ antes da palavra, nunca depois ou no meio dela, muito menos decorando sua frase.

Na dúvida, lembre-se: qualquer comportamento constrangedor na vida real também é constrangedor na vida virtual.

tio zuck tá decepcionado com os modos de vocês no feice
tio zuck tá decepcionado com os modos de vocês no feice
Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s