tutorial do emprego novo

Quando eu era novinho, antes de tanta cachaça e boy lixo, confesso que meu maior medo era trocar de colégio. Acho que é coisa de capricorniano que é apegado às raízes, mas só a ideia de ir pra algum outro lugar sem meus amigos, sem conhecer ninguém mais no policia e ladrão, me dava pesadelos. Mal sabia eu que a vida adulta, além do cartão de crédito e poder atravessar a rua sem ter que avisar pra minha mãe, seria uma troca de colégio eterna.

E nada mais representa essa experiência do que um emprego novo. Porque você não conhece ninguém – seus únicos conhecidos dessa experiência são os que participaram da seleção do RH e não foram escolhidos, chupa vadiass – e não tem ideia alguma de quem é quem no rolê, quais são as baladas que as pessoas frequentam e nem onde fica o café ou a máquina de xerox.

Por isso preparamos o tutorial do emprego novo. Vira pro lado e finge que tá fazendo relatório e presta atenção:

work01

1) Respeite o dress code
Sim, a primeira impressão é a que fica, e vão te julgar pra sempre pela roupa que tu vai no 1º dia. Tô falando a verdade, tem uma amiga minha que foi toda arrumada achando que ia trabalhar na Vogue e quando chegou lá só tinha umas hippies de rasteirinha. Até hoje ela chamada de patricinha pelos caras da informática. Por isso, aposte no básico até se ligar em qual é o estilo oficial dos seus colegas de trabalho. Ou até eles te aceitarem como pessoa e compreenderem que você tem bom coração. Se precisar, providência looks novos na Renner, com um carnê em 8 vezes.

alguns lugares possuem um código de vestimenta rigorosissimo
alguns lugares possuem um código de vestimenta rigorosíssimo

2) Mantenha a sujeira debaixo do carpete
Vocês acham que todo mundo sabe no meu emprego que no meu aniversário de 8 anos rolou até concurso da dança da garrafa?? Claro que não, porque eu mantenho essa e outras informações de cunho pessoal confidenciais. E não conta pra ninguém, mesmo que a Mari da contabilidade tenha sido um amor e já tenha virado sua melhor amiga no 1º dia. Vai saber se ela não é a maior fifi da firma e até ganhou apelido de TV Fama dos colegas?

eu também, mas é melhor manter essa informação oculta por no minimo 2 anos
eu também, mas é melhor manter essa informação oculta por no mínimo 2 anos

3) Foco no profissional
Não vai adiantar tu ter dito na entrevista que adorava desafios, era pontual, pró-ativo, que o único defeito era ser perfeccionista demais consigo mesmo e ainda sabia o pacote do office completo (incluindo excel, que é o mais treta) se já na primeira semana meter um atestado valendo 3 dias úteis e ficar o tempo inteiro de conversinha no café. O Brasil tá vendo. Seus chefes e colegas também.

theofficegif
they watching us
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s